domingo, 19 de julho de 2020

StreetScooter gera prejuízo e correio alemão para produção

StreetScooter gera prejuízo e correio alemão para produção

Projeto local, ele chegou a ser o veículo elétrico mais procurado na Europa, mas fracassou. O StreetScooter tinha nome de motoneta, mas na verdade era um versátil furgão desenvolvido para atender o Deutsche Post, o correio alemão.

Com milhares de unidades do VW Caddy e outros modelos, a organização dona da DHL queria eletrificar sua imensa frota com 10 mil unidades de um novo tipo de veículo, limpo de emissão de CO2.

O StreetScooter foi desenvolvido exclusivamente para atender o Deutsche Post, tendo duas versões (Work e Work L) e fez sucesso fora da Alemanha, chamando atenção de diversos operadores em outros países.

O destino do modelo parecia muito bom, sendo o veículo mais vendido da Europa – como elétrico – durante algum tempo, atendendo as empresas que precisavam de um furgão com alcance de 160 km.

StreetScooter gera prejuízo e correio alemão para produção

Apto para atuar no meio urbano, o StreetScooter revelou um problema para o correio alemão. Após os primeiros anos, a empresa começou a registrar prejuízo com a aquisição e operação do furgão, tanto que só em 2019, teve que adicionar € 100 milhões para cobrir as perdas.

Diante disso, o Deutsche Post resolveu abandonar o projeto do furgão elétrico. Como é o tomador do programa, o correio alemão não só cancelou suas compras, mas também encerrou a produção do modelo.

Todos os novos pedidos externos também foram cancelados, encerrando de fato com o projeto StreetScooter. Como se não bastasse, a empresa declarou um recall para toda a frota fabricada até 12 de julho de 2019.

StreetScooter gera prejuízo e correio alemão para produção

A chamada é devido ao carregador e também ao cabeamento elétrico, pois, ambos podem superaquecer e provocar um incêndio. Foram convocados 12.140 unidades, sendo 10.000 do próprio correio.

O StreetScooter já teve outros problemas de qualidade construtiva, inclusive falhas de soldagem de partes da carroceria, sendo necessário reforça-las. Agora, o Deustche Post terá que gastar mais dinheiro para corrigir esses problemas.

Provavelmente, o StreetScooter será substituído logo mais pela nova geração do Caddy eletrificado pela Abt ou o modelo oriundo da joint-venture com a Ford. O projeto do correio alemão, mostra como é difícil desenvolver veículos elétricos viáveis e confiáveis.

[Fonte: Kfz-Rueckrufe]

 

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