Em 1995, a General Motors lançou a Chevrolet S10 nacionalizada, que incorporava um estilo diferente do modelo americano, inaugurando assim um segmento de picapes médias que dominaria o mercado.
Fabricada em São José dos Campos, Vale do Paraíba, a S10 completa 25 anos de produção brasileira com nada menos que um milhão de exemplares feitos na planta paulista.
Assumindo a liderança desse novo segmento nos anos 90, já que anteriormente apenas as picapes consideradas “grandes” dominavam o cenário nacional, a S10 passou por duas gerações e recebeu diversas atualizações, especialmente de motor.
Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul, diz: “A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fieis. Reflexo do que a picape entrega, sempre com muita qualidade e confiabilidade. Além disso, o cliente pode contar com uma ampla rede de concessionários para suporte. Tudo isso é altamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho”.
Do montante produzido, a S10 (conheça sua história aqui) teve um quarto do volume enviado para o exterior, vendendo assim 750.000 unidades no mercado nacional.
Menor e mais leve que a clássica Chevrolet D20 e sua sucessora, a Chevrolet Silverado, a picape da Chevrolet teve motores a gasolina, diesel e flex ao longo desse tempo.
Entre as opções, uma de destaque era aquela equipada com motor V6 Vortec 4.3 de 180 cavalos, o mesmo da Blazer. Ela também teve cabine estendida, além de simples ou dupla.
Do singelo 2.2 de 106 cavalos inicialmente, hoje a S10 conta com o 2.5 Ecotec SIDI Flex com até 206 cavalos e 27,3 kgfm. No diesel, a evolução é mais clara, indo de um 2.5 de 95 cavalos até o atual Duramax 2.8 com 200 cavalos e nada menos que 51 kgfm (no câmbio automático), sendo o maior torque entre os motores de 4 cilindros no segmento de picapes.
A S10 passou de uma transmissão manual de cinco marchas apenas para uma automática de seis velocidades, mantendo ainda as características obrigatórias para um produto dessa categoria, como tração 4×4 com reduzida e conjunto carroceria/chassi bem robusto.
Hoje, a S10 vem com tecnologias como OnStar e MyLink, sendo uma das picapes mais modernas do mercado e com grande variedade de versões.
Ainda este ano, o modelo atualizado será revelado. Já a próxima geração foi confirmada para São José dos Campos, que deverá receber R$ 5 bilhões em investimentos para o novo modelo, que deve chegar em 2023.
© Noticias Automotivas. A notícia Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Chevrolet S10 completa 25 anos de Brasil com um milhão de exemplares publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário