A Dacia segue com o processo de substituição de motores aspirados por turbinados no esforço de atender as normas de emissão que serão vigentes na Europa a partir de 2021.
Nessa tendência downsizing para o Novo Duster, sai de cena o motor 1.6 16V da Renault e entra o pequeno TCe 100, que é um três cilindros 1.0 com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível.
Com ele, o Novo Duster passa a dispor de 100 cavalos e 16,3 kgfm, sendo menos que o oferecido pelo 1.6 SCe – que ainda será usado por muito tempo no Brasil – mas terá agora mais torque em rotação baixa, menor consumo de combustível e emissão diminuída.
O 1.0 TCe 100 entrega sua força total em 2.750 rpm contra 4.000 rpm do 1.6 SCe, sendo ainda uma rotação bem alta para um motor turbinado moderno. De qualquer forma, isso já ajuda muito o SUV romeno na proposta de ser mais limpo.
Entretanto, isso também contribui para um desempenho menor, pois, não se aproveita totalmente a saída e o Novo Duster TCe 100 vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos contra 11,9 segundos do 1.6 SCe, que tinha 115 cavalos.
A máxima caiu de 172 km/h para 168 km/h. De acordo com a Dacia, a emissão de CO2 caiu 18% com 125 g/km e o consumo médio é de 18,2 km/l. O Duster TCe 100 tem ainda Start&Stop e câmbio manual de cinco marchas.
Ainda assim, quem deseja mais desempenho, pode escolher as versões com o motor 1.3 TCe de quatro cilindros, sendo este o mesmo motor usado pela Mercedes-Benz na nova geração do Classe A e derivados, o que inclui GLA, GLB, CLA e B.
O Novo Duster europeu tem este propulsor com 130 ou 150 cavalos, além de câmbio de dupla embreagem. E aqui? O SUV continua sua preparação para desembarque no Brasil, onde o conjunto 1.6 SCe com CVT deverá ser bem explorado. Espera-se pelo 1.3 TCe com pelo menos 160 cavalos.
© Noticias Automotivas. A notícia Novo Duster ganha motor 1.0 turbo com 100 cavalos na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Novo Duster ganha motor 1.0 turbo com 100 cavalos na Europa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário