O Ford EcoSport Freestyle é uma versão do utilitário esportivo compacto da Ford que é vendida no mercado brasileiro.
Essa versão criada ainda na geração anterior do SUV brasileiro, tem como alvo os clientes que buscam uma configuração com melhor custo-benefício.
A primeira vez que surgiu a versão FreeStyle foi em 2006, como um pacote adicional da versão XLS daquele ano.
Hoje, o EcoSport Freestyle é a base de vendas do modelo no Brasil, tendo duas opções de transmissão e uma de motor.
Com visual personalizado, essa versão é a que representa a maior fatia do mix de vendas do modelo da Ford.
Além dela, o SUV pequeno tem ainda as versões SE, que surgem na base de entrada e atendem inclusive clientes PCD.
Na outra ponta, temos a Titanium, que agora exclui o estepe exterior, eliminando sua necessidade com pneus run flat.
Existe ainda a opção mais cara, a Storm, que é aventureira e tem tração nas quatro rodas, além de motor mais potente.
EcoSport Freestyle – detalhes
Atraente, o EcoSport Freestyle tem visual levemente personalizado em relação às versões SE e Titanium.
A frente conta com faróis duplos e luzes diurnas, além de grade com acabamento preto e frisos em cinza.
O protetor central também é de cor cinza e o para-choque possui faróis de neblina em molduras pretas.
Um defletor de ar emborrachado na parte inferior ajuda a proteger parte da mecânica e suspensão contra pedras e excesso de água.
As rodas de liga leve aro 16 polegadas possuem acabamento em cor cinza com detalhes diamantados.
Os pneus possuem sensores de pressão e o conjunto foi projetado para uso voltado ao asfalto.
O EcoSport Freestyle tem ainda ângulos de entrada de 21,5 graus e de saída com 31,5 graus.
O vão livre tem 19 graus.
Já a altura livre do solo é de 200 mm, suficiente para transpor a maioria dos obstáculos do dia a dia.
A parte inferior das laterais acompanha o acabamento lateral dos para-choques e possui pintura preta com película de proteção.
As colunas e o teto são pintados de preto brilhante com os retrovisores seguindo o mesmo estilo.
Aliás, estes possuem repetidores de direção para ampliar a visibilidade externa dos demais condutores.
O EcoSport Freestyle tem barras longitudinais no teto com fixadores de barras transversais para acessórios.
O teto possui ondulações da carroceria para reforço estético, enquanto a antena é estilizada.
As vigias nas colunas C possuem molduras plásticas em preto brilhante.
As maçanetas são na cor do carro e a traseira tem lanternas cortadas pela tampa do bagageiro.
Esta é de abertura lateral para a esquerda e conta com maçaneta embutida num acabamento cromado na lanterna direita.
Assim como a SE e a Storm, o EcoSport Freestyle tem estepe externo, preso num suporte fixado na tampa do portas-malas.
O estepe é do mesmo porte dos demais pneus e possui um sistema de trava anti-roubo.
Ele não vem com capa protetora, vendida como acessório na rede de distribuidores da Ford.
O nome “FreeStyle” fica em destaque na direita, enquanto “EcoSport” está na esquerda.
O logo da Ford vai logo acima deste.
O para-choque traseiro ainda tem luzes de ré junto aos diminutos refletores.
A área da placa possui revestimento em cinza, harmonizando-se com o dianteiro.
Por dentro, o ambiente do EcoSport Freestyle é bem moderno e atraente, tendo acabamento em tons escuros na parte inferior e preto Ebony nas colunas e teto.
Este possui luzes de leitura e luz interna geral, tendo ainda para-sóis com espelhos e iluminação.
O retrovisor interno é dia e noite.
O painel tem desenho moderno e chama atenção pelo cluster com mostradores separados para velocímetro e conta-giros, bem como pequenos para nível de combustível e temperatura da água.
Um display central em TFT exibe diversas informações do computador de bordo, incluindo dados da central multimídia.
O volante é revestido em couro e tem desenho moderno, incluindo comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático.
A coluna é ajustável em altura e profundidade.
Ao centro do painel, que tem acabamento em plástico duro com textura diferenciada, vem a central multimídia SYNC 2.5.
Esta possui uma tela sensível ao toque de 7 polegadas com sistemas Google Android Auto e Apple Car Play.
Também traz câmera de ré e pode acessar funcionalidades diversas, como arquivos de áudio e vídeo através de Bluetooth, USB ou mesmo por meio de conexão com Wi-Fi do aparelho móvel.
Com navegação intuitiva, possui ainda diversos ajustes relacionados com som e outros dispositivos.
O sistema de som do EcoSport Freestyle tem seis alto-falantes e integração total com o SYNC 2.5.
Este ainda traz um recurso importante, o Assistente de Emergência.
Trata-se de um sistema que se conecta ao aparelho móvel do condutor através de conexão Bluetooth.
Em caso de disparo dos airbags ou corte do combustível – decorrente de impacto traseiro – um chamada de emergência é feita para o número 192 do SAMU.
O atendente irá atender a ligação e, em caso de falta de resposta, acionará a ambulância em emergência até o local indicado por coordenadas de GPS.
O EcoSport Freestyle tem ainda ar condicionado automático com display digital, bem como porta-luvas iluminado.
Também vem com detalhes de acabamento em preto brilhante e trio elétrico completo.
A alavanca de câmbio não tem opção de mudanças manuais, mas tem modo Sport.
Os bancos são bem confortáveis e mesclam bem couro e tecido personalizado.
O assento do condutor tem ajuste de altura, enquanto os cintos dianteiros também.
O EcoSport Freestyle tem pequeno apoio de braço central e possui cintos de três pontos e apoios de cabeça no banco traseiro.
Este é bipartido e ajuda a ampliar o porta-malas, tendo ainda fixadores Isofix para cadeiras infantis.
O bagageiro tem forração em carpete e traz prancha inferior com dois ajustes de altura do piso.
Há também dois pontos de ancoragem para o sistema Top Tether de cadeiras infantis.
Há iluminação interna também.
São 356 litros de espaço útil.
EcoSport Freestyle – novidades
Na linha 2020, o EcoSport Freestyle vem com uma série de novidades para o mercado brasileiro.
O SUV compacto nessa versão ganhou multimídia SYNC 2.5 no lugar da anterior SYNC 3.
A redução foi justificada pela Ford como sendo necessária para oferecer o conteúdo que os clientes queriam.
Assim, perdeu uma das portas USB e também o navegador GPS nativo.
Outra novidade é a pintura em dois tons com teto e colunas pretas, bem como retrovisores e grade.
As rodas de liga leve aro 16 polegadas são novas também.
Além de ar condicionado automático, volante em couro, sensor de estacionamento e câmera de ré, o EcoSport Freestyle ganhou ainda bancos e detalhes em couro sintético e tecido.
O novo cluster tem tela TFT de 3,5 polegadas.
Também recebeu mudanças no bagageiro para que alcançasse um maior volume, que agora é de 356 litros.
EcoSport Freestyle – versões
O EcoSport Freestyle é composto apenas por duas opções, sendo uma com câmbio manual de seis marchas e outra automática com conversor de torque e a mesma quantidade de velocidades.
- EcoSport Freestyle 1.5 MT
- EcoSport Freestyle 1.5 AT
EcoSport Freestyle – equipamentos
O EcoSport Freestyle vem com faróis duplos, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/60 R16, pintura em dois tons, estepe externo, retrovisores com repetidores de direção, barras no teto, antena no teto, sensor de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios com ABS e EDB.
Além disso, a versão intermediária tem ainda ar condicionado automático, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas nas quatro portas e bagageiro, retrovisores com ajustes elétricos, cintos de três pontos, apoios de cabeça, sistemas Isofix e Top Tether, câmera de ré, sensor de estacionamento e airbag duplo.
Também possui cluster com display digital, multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas, sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, Assistente de Emergência, alarme perimétrico, bancos em couro e tecido, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, luzes de leitura, para-sóis com luz e espelho e apoio de braço dianteiro.
No pacote, vem também bolsas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-objetos nas portas, porta-treco entre os bancos dianteiros, porta-luvas iluminado, banco traseiro bipartido, prancha de nível no piso do porta-malas, trava de segurança para crianças no banco traseiro e chave canivete com controle para alarme e travas.
O EcoSport Freestyle tem também luzes diurnas, sistema de som com seis alto-falantes, Bluetooth, USB, comandos de áudio no volante, piloto automático, cobertura no bagageiro, trava elétrica do estepe, entre outros.
EcoSport Freestyle – preços
O EcoSport Freestyle sofreu alterações nos preços, que se situam numa faixa de transição entre a gama de acesso, onde os consumidores PCD ainda podem contar com a versão Direct e os mais caros da Titanium, que fica bem próxima dos R$ 100.000.
Pelo conteúdo apresentado, mesmo com a perda de itens como SYNC 3, paddle shifts ou luzes diurnas em LED, ainda é atraente.
- EcoSport Freestyle 1.5 MT – R$ 77.990
- EcoSport Freestyle 1.5 AT – R$ 83.990
EcoSport Freestyle – motor
O EcoSport Freestyle é equipado com o motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, construído totalmente em alumínio.
O propulsor tem duplo comando variável no cabeçote e 12 válvulas, sendo 4 por cilindro.
Este motor vem ainda com eixo contrabalanceamento sob o eixo de virabrequim, logo acima do cárter.
O Dragon 1.5 Ti-VCT tem sistema de injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento do combustível e tecnologia flex.
Com isso, ele entrega 130 cavalos a 6.500 rpm na gasolina e 137 cavalos no etanol, também na mesma rotação.
O torque é de 15,6 kgfm no derivado de petróleo e 16,2 kgfm no vegetal, ambos a 4.500 rpm.
Com 1.499 cm3, o propulsor tem taxa de compressão de 12:1.
O câmbio é manual de seis marchas com acionamento por cabo, enquanto o automático tem conversor de torque e também seis marchas.
EcoSport Freestyle – desempenho
O EcoSport Freestyle 1.5 vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e tem máxima de 180 km/h no câmbio automático de seis marchas.
Os números são os mesmos para a versão manual de seis marchas.
EcoSport Freestyle – consumo
O consumo com etanol na cidade é de 8,3 km/l e na estrada de 9 km/l, quando com etanol e no câmbio manual.
Com transmissão automática, o modelo faz 11,6 km/l dentro da cidade e 13,1 km/l em rodovias.
Na versão automática, o EcoSport Freestyle tem os resultados abaixo:
O consumo dessa versão é de 7,1 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, quando abastecido com etanol.
No caso da gasolina, o modelo faz 10,3 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no rodoviário.
A autonomia de seu tanque de 52 litros permite ir de 370 km a 656 km.
EcoSport Freestyle – manutenção e revisão
Nas revisões, a Ford dá garantia de três anos sem limite de quilometragem e tem preço fixos.
As revisões incluem basicamente em troca de óleo e filtro de óleo, bem como fluido de freio, filtro de combustível e elemento do filtro de pólen do ar condicionado.
O EcoSport Freestyle tem preços de revisões fixas até 100.000 km e é possível adquirir extensão de garantia com a rede Ford.
Revisão |
Custo |
Custo |
Quilometragem |
Preços 1.5 MT |
Preços 1.5 AT |
10.000 km |
R$ 439 |
R$ 439 |
20.000 km |
R$ 599 |
R$ 599 |
30.000 km |
R$ 799 |
R$ 799 |
40.000 km |
R$ 1.135 |
R$ 1.135 |
50.000 km |
R$ 671 |
R$ 671 |
60.000 km |
R$ 955 |
R$ 955 |
EcoSport Freestyle – ficha técnica
Motor |
1.5 Dragon MT |
1.5 Dragon MT |
Tipo |
Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina |
Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina |
Número de cilindros |
3 em linha |
3 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1497 |
1497 |
Válvulas |
12 |
12 |
Taxa de compressão |
12:1 |
12:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm |
Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm |
Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual 6 marchas |
Automático 6 marchas com conversor de torque |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Liga Leve aro 16 polegadas |
Liga Leve aro 16 polegadas |
Pneus |
205/60 R16 |
205/60 R16 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4269 (com estepe externo) |
4269 (com estepe externo) |
Largura sem retrovisores (mm) |
1765 |
1765 |
Altura (mm) |
1693 |
1693 |
Distância entre os eixos (mm) |
2519 |
2648 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
356 |
356 |
Tanque (litros) |
52 |
52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
433 |
416 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1242 |
1272 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,35 |
0,35 |
EcoSport Freestyle – fotos
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