O Dieselgate foi um ponto de virada para a Volkswagen e também para o mercado mundial. Com custos de mais de US$ 25 bilhões, a montadora alemã terá de pagar essa bagatela de diversas formas.
O volume é tão grande que seria possível mesmo comprar até a Tesla, por exemplo. Nesse processo de bilhões de dólares, o motivo de tudo se resume em uma frota de mais de 380 mil carros recomprados, lembrando que eram mais de 500 mil recolhidos por emissões muito acima do limite estabelecido.
E isso tudo nos EUA, já que no restante do mundo, outros 11 milhões de carros diesel da VW tiveram que passar por uma atualização. Da mesma forma, os 380 mil carros no mercado americano também passaram pela modificação para reduzir a emissão de óxido de nitrogênio.
Estocados em pátios diversos, aeroportos, bases militares e até estádio de futebol, os modelos TDI da Volkswagen ficaram em média dois anos parados, esperando atualização para um retorno às ruas. Esse processo já começou e revela algo interessante.
Estes carros “Clean Diesel”, vilões do Dieselgate, agora estão atraindo milhares de compradores nos EUA. Com preço muito abaixo do mercado, as unidades recompradas pela VW e vendidas novamente para a rede, atraem cada vez mais clientes às lojas da marca.
Eles buscam duas coisas: baixo consumo e a garantia. Mesmo com a atualização, os modelos TDI ainda são muito mais econômicos que os carros a gasolina. Além disso, a VW é obrigada a dar garantia de no mínimo 4 anos ou 77,2 mil km.
Com preço médio em torno de US$ 12 mil, vários Golf, Beetle, Passat e Golf Variant, entre outros, ficaram novamente atraentes. A rede VW precisa trocar diversos componentes para que os carros voltem a rodar com segurança, além do programação de atualização do sistema de controle de emissão.
Diante disso, muita gente está literalmente voando até os concessionários em busca de um TDI. Uma revenda afirma que muitos clientes voaram de estados distantes para comprar com eles.
Outra loja estima que a VW tenha um estoque de pelo menos 70.000 carros, muito menos que a estimativa anterior, que era de 100.000 veículos. A maioria dos carros são do modelo Passat, feito em Chattanooga, Tennessee.
Com o fim das ofertas de carros diesel de algumas marcas, em especial da Chevrolet, buscar um usado, revisado, econômico, robusto e com garantia como se fosse novo (e ainda com revisões e mão de obra inclusas), virou um bom negócio para muita gente nos states.
[Fonte: The New York Times]
© Noticias Automotivas. A notícia Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário