O governo chinês elevou nesta sexta (23) o imposto de importação para carros americanos em mais uma retaliação contra outra decisão de Washington de taxar produtos “made in China” nos states.
Pequim decidiu elevar para 25% o imposto de importação dos veículos vindos dos EUA. As autopeças americanas pagarão 5%. As novas alíquotas começam a vigorar em setembro. Os carros estão incluídos em um pacote de US$ 75 bilhões em produtos americanos, que serão sobretaxados até dezembro. Os demais itens terão tarifas de 5% a 10%.
Com a nova taxa, as montadoras que exportam para a China a partir dos EUA rapidamente tiveram queda nas ações em bolsas de valores. A BMW, que concentra sua produção de SUVs em Spartanburg, Carolina do Sul, foi a primeira a perder dinheiro com a notícia, tendo queda de 2%.
A Daimler também teve a cotação de suas ações em queda nos EUA, assim como a Tesla com baixa de 2% nas ações. Ford e General Motors, por exemplo, não tiveram tanto impacto com a decisão. O motivo é que as duas possuem sólidas parcerias com fabricantes chineses e fazem volumes bem maiores que as marcas de luxo.
Mesmo com Mercedes-Benz e BMW tendo também joint-ventures localizadas, importam em boa parte os SUVs vendidos no país asiático a partir dos EUA.
Por isso, o reflexo da guerra comercial com os EUA atinge primeiros as duas alemãs, assim como a americana Tesla, que se apressa em construir uma fábrica em Xangai para se ver livre da disputa entre Trump e Jinping. Essa é a estratégia que muitas marcas adotaram para evitar possíveis aumentos de tarifa de importação.
No começo do ano, a China evitou retaliar novamente os EUA e tentou negociar, segurando a taxa de importação de carros americanos em 15%, mas recentemente Donald Trump determinou uma sobretaxa de 10% sobre US$ 300 bilhões em produtos importados dos chineses, o que levou à decisão de ontem.
[Fonte: TTAC]
© Noticias Automotivas. A notícia Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25% é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25% publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário