sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Há algum tempo no mercado nacional, o Chevrolet Camaro SS Conversível 2019 ainda é encarado como uma novidade nas ruas.

Em cor Laranja Imperial e com rodas pretas, o conversível da GM não é para pessoas discretas.

Mesmo tendo sido revelado no final do ano passado e com preços disponíveis desde janeiro, ver um Camaro conversível nas ruas não é assim tão comum.

Com visual chamativo, o Camaro conversível não é apenas visual, ele também decola sem sair do chão.

O bólido americano é a versão mais cara da gama, custando R$ 365.990, enquanto o cupê sai por R$ 328.990.

Dotado de um potente V8 6.2 de 461 cavalos e agora com 10 marchas, ele usa o câmbio do Mustang e não se envergonha disso. Afinal, a caixa também é da GM.

Por fora…

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Por onde passa, o Camaro conversível parece ter acabado de chegar ao Brasil, atraindo a atenção geral.

Também não é para menos: a carroceria larga e longa ficou mais agressiva na última atualização visual.

Os faróis de LED com olhar ameaçador, assim como grades pretas com barra central e logo da Chevrolet (vazado) escurecidos dão o tom do SS, que á a opção mais agressiva antes do Camaro ZL1.

O estilo é tão bem resolvido que até o Chevrolet Blazer 2020 o incorporou na versão RS. O capô alto com entrada de ar preta também atrai os olhos, mas não mais que as rodas aro 20.

Estas possuem acabamento em preto brilhante e seus cinco raios realmente são bonitos de se ver.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Musculoso, o Camaro SS Conversível tem arco do para-brisa baixo e capota preta em tecido.

Na traseira, aerofólio obrigatório e uma antena barbatana que desce do salto, ou melhor, do teto.

A capota fica escondida em uma cobertura retrátil, como deveria ser na primeira geração, mas não foi.

Seu acionamento é fácil e o processo dura poucos segundos, podendo ser feito em até 50 km/h.

As lanternas traseiras são duplas e em LED, tendo lentes de efeito, 3D, alteração boa do facelift.

O para-choque com duas bocas de escape nem impressiona dada a cavalaria que ele possui.

Por dentro…

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Nesta sexta geração, o Chevrolet Camaro SS melhorou muito e na atualização, algumas coisas mudaram também.

O ambiente é bem-acabado e até certo ponto luxuoso.

Focado no desempenho, o cockpit traz um volante de fundo chato e paddle shifts que ainda não agradam visualmente, mas tem pegada boa.

Ele tem aquecimento e controles de mídia, telefonia, cluster e controle de cruzeiro.

A instrumentação é análogo-digital com display central com duas opções de visualização, sendo uma delas com quatro mostradores no alto.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Podem-se observar os modos de atuação do carro, como controle de largada, aceleração de 0 a 100 km/h ou força g nas curvas, entre outros.

Ele configura diversos itens no carro, mas não sabemos por qual motivo, o HUD não estava ativando.

Da mesma forma que as luzes de leitura internas, que não se apagavam com o carro em movimento e tudo fechado.

O Camaro SS tem ainda multimídia MyLink 3 semelhante à do Cruze, mas sem OnStar.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Ela dispõe de Google Android Auto e Apple Car Play, além de navegador integrado em um ambiente bem intuitivo e agradável.

Tem câmera de ré também, mas se preferir pode usar o retrovisor interno que é uma tela digital com imagem traseira.

Existe uma alavanca pequena como se fosse um retrovisor simples dia e noite, só que liga ou desliga o display, que tem ajustes, como zoom e brilho, por exemplo.

O Camaro SS sem teto também tem botão de partida e partida remota na chave, que não é para chamar atenção…

Aliás, dá para baixar a capota do lado de fora também.

Os bancos em couro personalizado possuem aquecimento e ventilação, enquanto o ar condicionado é dual zone.

Entre os assentos, o túnel até que é discreto, com alavanca de câmbio curta e o necessário: modos de condução, desligamento do controle de estabilidade e freio de estacionamento eletrônico.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Parte do painel e das portas possui iluminação em LED com nada menos que 24 cores e combinações, podendo estas variar conforme o modo de condução.

O banco do motorista tem duas memórias e modo de acesso, enquanto os vidros dianteiros e traseiros possuem controles múltiplos nas portas.

Detalhes em alumínio, soleira personalizada, porta-copos aparente e entradas USB sob o apoio de braço central estão no pacote.

Atrás, o espaço é bom para quem não tem pernas, já que é preciso empurrar bem os bancos dianteiros para caber dois adultos.

Serve mais para aqueles dois caronas eventuais, que não vão reclamar de nada…

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Para agradar quem está dentro (e também fora), o sistema de som é da Bose, potente e de qualidade.

Já o porta-malas é pequeno e enjoado… Com a capota levantada, são 208 litros, mas para ter acesso é preciso soltar um tapete vertical para ocupar todo o espaço.

Se o sol sair e você quiser baixar a capota, não vai. É preciso ir ao bagageiro e levantar o tal tapete que, na verdade, é uma barreira de segurança para evitar que objetos estejam no espaço ocupado pelo teto retraído.

Por ruas e estradas…

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Se o Mustang GT tem uns 10 modos de condução, o Chevrolet Camaro SS Conversível é bem mais simples, reduzindo bem as opções.

Equipado com o poderoso LT1 V8 6.2 com injeção direta de combustível, o esportivo empolga.

Apesar de sua arquitetura remontar aos anos 60 e até além, o propulsor está devidamente em dia com as prestações tecnológicas.

De ronco forte e grave logo na partida, o monstro da General Motors acorda querendo cuspir fogo.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Tendo 461 cavalos a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, ele é um aspirado com fome de estrada e de combustível.

Seja no modo “Passeio” ou no “Esporte”, o V8 6.2 responde prontamente a qualquer pisada.

Por ser aspirado, dá até para dar aquelas afundadas de pé em movimento, apenas para sentir o motor, se é que você me entende…

Isso dura poucos segundos, pois, diferente da antiga e famosa quinta geração, o LT1 está muito mais esperto na sexta.

Com os dois modos citados, o Camaro SS rapidamente alcança giros elevados e velocidades altíssimas sem muito esforço.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Tudo feito em completa harmonia com a caixa de transmissão 10L9, que tem mudanças suaves e nos momentos certos, mantendo o motor cheio sempre que se pisa um pouco.

Sempre em alerta, a programação do câmbio de 10 marchas não deixa o V8 entrar em “estol” se o motorista baixar muito o giro.

Na estrada, pode-se rodar em 1.500 rpm com décima engatada e 110 km/h.

O ponteiro chega perto de 1.000 rpm, mas também passa fácil dos 6.000 rpm, indo de um extremo ao outro em segundos.

Basta escolher a marcha certa no volante ou na alavanca e pisar fundo.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Com arrancadas brutais, o barulho vai para o alto e o vento sopra com força dentro do carro.

Para reduzir a turbulência, basta levantar os vidros e curtir ao céu aberto.

Esse é o momento em que se sabe bem que os olhos estão grudados em você e o Camaro SS Conversível se torna um risco alaranjado passando pela via, virando a estrela do momento.

Nos modos Passeio e Esporte, a programação mantém o Camaro SS bem na mão, mas se for ao modo Circuito, é bom ter atenção, pois, partes dos controles são atenuadas o suficiente para se iniciar num track day. O desligamento do ESC está ali para fechar o pacote.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

O Chevrolet Camaro SS tem controle de largada e pode arrancar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com contador no centro do painel.

Também tem aquele famoso modo de pré-aquecimento de pneus, que conhecemos por outro nome…

Aliás, pneu é o que não falta no Camaro SS Conversível, que tem jogo de 245/40 R20 na frente e 275/35 R20 atrás.

Com eles e suas belas rodas escuras, o cabriolet de alto desempenho segura bem nas curvas fechadas e garante até certa diversão com as saídas de traseira devidamente controladas.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

O Camaro SS de sexta geração não deve ser comparado com o de quinta, aquele do Bumblebee.

São carros completamente diferentes e o atual realmente é muito mais esportivo, em todos os sentidos.

Na atualização recente, ganhou reforço na calibração da suspensão, assim como materiais mais leves e estrutura enrijecida, de modo a ficar ainda mais agressivo.

Ou seja, não mudou apenas visual e câmbio, o Camaro 2019 ficou mais “no chão”.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

A direção elétrica é bem direta, respondendo rapidamente, tornando assim a condução esportiva muito prazerosa.

Só não dá para contornar em pouco espaço, pois, o raio de giro é de enormes 11,7 metros.

Os freios são da Brembo e possuem força suficiente para segurar esse médio-grande de 4,78 m e 1,8 tonelada.

O poder de frenagem é muito alto, parando em poucos metros, vindo de uma velocidade realmente alta.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Já a suspensão tem um bom ajuste para um carro esportivo americano e fica ainda mais rígida nos modos de melhor desempenho.

Ainda dá para andar em pavimentos irregulares, mas com algum desconforto.

Feito para andar rápido, o Camaro SS Conversível só vira o copo se estiver cheio.

Na cidade, ainda conseguimos fazer 6,5 km/l de gasolina e bons 11,2 km/l na estrada, navegando no modo “V4” nas desacelerações e em terreno plano por algum tempo.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

O V8 6.2 tem sistema de desligamento automático de cilindros, tornando-se um estranho 3.1 de quatro cilindros nessas situações.

No controle de largada, o display avisa o momento em que se deve soltar o freio e deixa o giro subir rapidamente sem destracionar.

Já o pré-aquecimento trava os freios dianteiros e faz as rodas traseiras deslizarem, levantando fumaça, mas queimando pneu.

Por você…

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

Este Camaro SS Conversível Laranja Imperial é um carro que atrai mais atenção que um Porsche Boxster azul, por exemplo (e isso sabemos por experiência própria).

Quem quer ser alvo dos olhares alheios saiba que esse é o carro ideal.

Talvez este também seja seu lado mais negativo, já que a exposição exagerada nem sempre é bem-vinda.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

É um carro de ótima performance e com recursos importantes, sendo também um produto ainda com algum custo-benefício se comparado aos esportivos de marcas alemãs, por exemplo.

Bebe bastante e seu tanque de 72 litros nunca dura o suficiente, já sendo hora de abastecer quando a diversão mal começou…

Para quem quer um carro de alto desempenho e também ter o privilégio de acelerar ao ar livre, ainda que com expressões de elogio e espanto de uma plateia momentânea, o Camaro SS Conversível é o carro.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Chevrolet Camaro SS Conversível 2019

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 8 em V

Cilindrada – 6162 cm³

Potência – 461 cv a 6.000 rpm (gasolina)

Torque – 62,9 kgfm a 4.400 rpm (gasolina)

Transmissão – Automática com 10 marchas com mudanças na alavanca e volante

Tração – Traseira

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 4,2 segundos

Velocidade máxima – 290 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.500 rpm

Consumo urbano – 6,5 km/litro

Consumo rodoviário – 11,2 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multibraço

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 20 com pneus 245/40 R20 na frente e 275/35 R20 atrás

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.784 mm

Largura – 1.897 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.340 mm

Entre eixos – 2.812 mm

Peso em ordem de marcha – 1.798 kg

Tanque – 72 litros

Porta-malas – 208 litros (com capota erguida)

Preço: R$ 365.990

Chevrolet Camaro SS Conversível 2019 – Galeria de fotos

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance
Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance

© Noticias Automotivas. A notícia Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Avaliação: Chevrolet Camaro Conversível impacta visual e performance publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário