Max Gunther, no livro “Os muito, muito ricos e como eles conseguiram chegar lá” (1ª. ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2015), conta: a filosofia da Atitude Mental Positiva de Clement Stone é em parte derivada do velho mestre Horatio Alger. Os livros de Stone aconselham o magnata aspirante a observar todas as virtudes bíblicas. Ele não explica claramente porque essas se relacionam com a AMP, mas não deixa dúvidas: as considera absolutamente necessárias para o sucesso nos negócios.
Em O sistema de fazer sucesso que nunca falha, ele lista o que chama de “quatro causas básicas do fracasso”. Estas são: “sexo ilícito, álcool, trapaça e roubo”.
Determinados empreendedores altamente bem-sucedidos — homens com um gosto desenvolvido por um bom trago e mulheres da vida — se interessariam em ficar sabendo: eles estiveram nutrindo as sementes do fracasso durante sua vida adulta!
Mas enunciar as próprias crenças como se estivesse enunciando fatos básicos e demonstráveis pega bem para vender livros a crentes dispostos em acreditar nisso a priori. Sabem de antemão o sexo ilícito fazer seu negócio desabar sobre sua cabeça pecaminosa. Oportunistas pensam realmente positivo.
“Se você quiser resultados”, diz ele em outra parte do livro, “tente rezar.” Mais uma vez, ele deixa de explicar a relevância da devoção para a AMP, mas ele sabe estar certo!
Esta é a natureza dos livros, artigos, discursos e palestras motivadoras para os vendedores serem treinados, ou melhor, doutrinados. Eles são uma mistura peculiar e muitas vezes confusa de chavões populares, advertências carolas e exortações da câmara de comércio. Deus e o dinheiro estão de certa maneira equacionados. O tom é sempre de convicção total. Teorias e suposições são colocadas como fatos. Conjeturas a serem discutidas são apresentadas de tal maneira a qualquer discussão ser claramente desencorajada como pecado. Nenhuma pergunta é bem-vinda.
Muitos dos principais vendedores de Stone, embora admitindo enjoar-se às vezes dos clichês forçados a ouvir todo dia, insistem em dizer: a AMP é uma fórmula genuína e funcional para o sucesso.
O que ela é? Basicamente é um tipo de autossugestão. Você repete interminavelmente uma declaração positiva. Após repeti-la por semanas, meses ou anos, com sorte você passará a acreditar nela. Se seu corpo responder à mente, e o resultado final será você realmente se sentir melhor. É simples assim.
Por esta razão, a ideia é chamada de Atitude Mental Positiva. Você começa o caminho para o sucesso repetindo lemas para si mesmo — “automotivadores”. Você os recita todas as manhãs e noites e eventualmente durante o dia até tornarem-se componentes integrais de sua psique. Daí em diante você mal precisa pensar a respeito deles. Em meio a uma situação de negócios, o automotivadorcorreto vai se impor e automaticamente o guiará na direção do sucesso.
Alguns lemas: “Faça agora!”; “O sucesso é alcançado e mantido por aqueles que continuam tentando.”; “Vá aonde você teme ir.”; “Quando há muito a ganhar e nada a perder ao tentar…” Só.
“Com 27 anos, Paul Meyer era um milionário. Por quê? Como ele havia conseguido?
Estas foram as perguntas que ele fez a si mesmo. E, quando achou que tinha as respostas, Meyer fundou o SMI – uma escola de fortuna chamada Success Motivation Institute–, em 1959, para ensinar os segredos a outras pessoas.
O princípio básico do SMI — se é possível resumi-lo — é: todo mundo está preso ao mundo da própria imaginação. Sua imaginação, em outras palavras, descreve os limites de o que você pode fazerou vir a ser. Você nunca consegue ir além dos horizontes claramente delineados em sua mente. Se você vê a si mesmo como um assalariado com uma renda média, diz Meyer, e se acha absurdo pensar em si mesmo como qualquer outra coisa, as chances são de quase 100% de você realmente não ser qualquer outra coisa.
O principal objetivo dos cursos de fortuna do SMI é expandir os horizontes internos estreitos a limitar a vida dos homens. “Em algum momento, ele foi capaz de levar a si mesmo absolutamente a sério no papel de milionário em potencial. Ele estava então em uma posição para planejar, com fria deliberação, simplesmente como iria chegar lá. Como Meyer levava sua autoimagem a sério, ele era capaz de levar o plano a sério.”
Gunther adverte: “seria aconselhável considerar algumas verdades. Primeiro, o que funciona para um homem pode não funcionar para outro. E, segundo, só porque um homem pode fazer uma coisa, não quer dizer necessariamente que ele possa ensiná-la.”
No fim das contas, cada homem tem de decidir por si se ele pode se beneficiar do ensino da fortuna.
Os cursos do SMI, tipo EaD cursado por olavetes direitistas, têm algo do efeito de drogas: expandem a mente. O principal objetivo é aumentar sua rotação. O slogan registrado do SMI enuncia o objetivo de o Instituto ser “motivar as pessoas para seu potencial absoluto”.
Considere o conceito do que ele chama de Décimo Múltiplo: “a distância de pensar muito pequeno para pensar muito grande é, na realidade, uma distância menor — apenas alguns passos.” Ele pede aos ouvintes para pensar em mil dólares. Vai multiplicando por dez via juros compostos e logo chegará a um milhão de dólares. Só.
“Estes são pensamentos inebriantes. O SMI é este tipo de lugar. Como indicam os números de vendas, sua abordagem atraiu uma grande quantidade de estudantes ansiosos em aprender. Obviamente muitos acreditam a geração de uma fortuna pode ser aprendida – e o SMI pode ensiná-la.”
Alguns milionários acreditam em apostar na própria pregação – e ganhar dinheiro com ela.
Atitude Mental Positiva (AMP) e Instituto Motivacional do Sucesso (IMS) publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário