terça-feira, 5 de março de 2019

Renda Passiva: investimentos feitos para seu dinheiro trabalhar para você

Lisa Nemur, no livro “Renda Passiva: Investimentos que Fazem seu Dinheiro Trabalhar para Você”, informa: “os rendimentos passivos podem derivar de uma empresa, de uma propriedade de aluguel, de royalties, de juros de investimentos em renda fixa, bem como de outros tipos de investimento. Essa renda é gerada por investimentos nos quais você não está ativamente envolvido. A Receita Federal trata a renda passiva de forma diferente da renda ativa (renda ganha). No entanto, a renda passiva ainda é tributável.

A renda passiva é diferente da renda ativa especialmente por não incluir salários. Profissionais de Finanças Pessoais recomendam a renda passiva como estratégia para obter liberdade financeira para tomar decisões.

Na aposentadoria, a renda do trabalhador inativo pode cair muito, exceto caso tenha negócios e investimentos em ação para suplementar esse déficit. Portanto, a não ser que você goste muito do seu emprego e se sinta seguro com ele, o caminho da renda passiva é o mais apropriado em longo prazo.

De maneira geral, a renda passiva pode estar inserida em duas categorias, qualquer que seja o plano de investimento, escolhido de acordo com sua situação financeira, personalidade, habilidades e talento.

Em primeiro lugar, há os tipos de renda passiva para a qual é necessário:

  1. capital inicial,
  2. capital de manutenção e
  3. capital para facilitar o crescimento.

Outras formas de renda passiva são aquelas capazes de dispensar dinheiro para começar, manter ou crescer.

Na primeira categoria, você precisará:

  1. obter dinheiro de familiares, amigos, investidores, ou
  2. tomar emprestado de instituições de crédito.

Essa alavancagem financeira pode ser um negócio lucrativo, mas você deve estar pronto a assumir riscos. Sua margem de segurança é sempre pequena quando usa dinheiro emprestado para financiar o seu negócio.

Nessa categoria, você também pode ter um certo grau de participação societária em uma empresa já existente. Nesse caso, a empresa emite dívida direta (através de debêntures ou mesmo de ações) para facilitar o crescimento e a expansão.

Na segunda categoria, não é preciso capital para ganhar dinheiro. Se você quer começar um investimento do nada, essa é a melhor escolha para você. A tarefa nesse caso é criar ativos (formas de manutenção de riqueza) produtores de rendimentos, além de também proporcionarem acréscimo valor de mercado do principal. Tais ativos incluem livros best-sellers, músicas hits, marcas registradas, patentes, um website, etc.

Aparentemente, o melhor caminho para gerar grande valor de renda passiva é ter um emprego gerador, constantemente, de renda ativa, ou seja, de renda ganha com seu trabalho. Com o salário desse emprego, você compra ativos geradores de renda passiva regularmente. Por exemplo, se você é um assalariado especialista, você pode ter um emprego permanente e usar a renda para abrir algum negócio empresarial relacionado à sua profissão ou carreira.

Com o tempo, a atividade de não gastar toda a parte da renda ativa (renda ganha) vai gerar uma boa quantidade de renda passiva. Para você acumular bastante a ponto de fazer mudanças significativas do seu estilo de vida, talvez leve décadas. Porém, esse é o caminho certo para você criar riqueza a partir do seu trabalho e conduzir um negócio de sucesso.

A renda passiva, se comparada à renda ganha, sofre uma tributação mais favorável. Isso é feito para encorajar as pessoas a investir em empreendimentos e fazer crescer a renda e o emprego da economia. De fato, o investimento em muitos ativos produtivos implica em oportunidades de trabalho para várias pessoas.

A taxação menor da renda passiva atrai os investidores ou mesmo a Pessoa Física com CNPJ e sem direitos trabalhistas, porém com pagamento de menores encargos como INSS e imposto de renda.

Alguns investimentos bancários não sofrem incidência de Imposto de Renda: o exemplo mais lembrado é o depósito de poupança, mas existem outros livres de impostos como LCI e LCA, e debêntures incentivadas.

Quem gosta de receber aluguéis pode constituir uma empresa só para essa finalidade: os rendimentos sofrerão incidência do IR à alíquota de 15%, em vez dos tradicionais 27,5%, alíquota máxima para a tributação da renda da pessoa física.

O primeiro objetivo de investir em algo com retorno em longo prazo é ter a segurança de o dinheiro fluir para sempre. Você deve procurar as seguintes características para investir.

Segurança do fluxo de renda: por exemplo, o dinheiro esperado do aluguel não ter sido depositado em sua conta. Sua prioridade é encontrar um investimento (no caso inquilinos não caloteiros) capaz de proporcionar segurança em todos os momentos, enquanto você coleta os pagamentos e depósitos em sua conta bancária.

Crescimento na geração de renda: aumenta de valor capitalizado com o passar do tempo, independentemente de fatores tais como a inflação ou recessão, por exemplo, investimento em juros compostos em “banco grande demais para falir”. Seu rendimento deverá estar protegido de perdas ou mesmo de falência durante os tempos difíceis. Ou encontre ações de um negócio capaz de crescer continuamente e expandir os lucros, e no qual cada fração de participação societária (cota ou ação) gere mais dinheiro com tempo, por exemplo, o negócio bancário, logo, ações dos maiores bancos.

Diversificação: “não coloque todos os ovos em um único cesto” é um clichê repetido sem muita meditação, por que não pensar: “coloque poucos ovos em um cesto e tome conta deles”? Você não deverá “espalhar muito seu dinheiro”, para ganhar apenas um pouquinho em muitas coisas, se arriscar a concentrar capital. Mas Lisa Nemur, no livro “Renda Passiva: Investimentos que Fazem seu Dinheiro Trabalhar para Você” sugere você ter várias plataformas gerando renda passiva constantemente, ao invés de focar em um único investimento. Dessa maneira, se uma falhar, você não perde tudo de uma só vez, justamente por ter muitas opções. Essa é a Teoria da Diversificação do Risco em Portfólio, distinta da prática de especulador profissional com menor aversão ao risco de buscar a maximização do lucro.

Taxação da renda passiva: os tributos têm um peso enorme em qualquer estratégia e, realmente, o que mais interessa é o rendimento líquido (descontados os tributos) e real (acima da taxa de inflação). É importante investir em ativos geradores de alta renda líquida – e não apenas bruta ou nominal. Não faz sentido despender muito esforço para, no final das contas, ficar apenas com um pequeno rendimento real líquido.

Renda Passiva: investimentos feitos para seu dinheiro trabalhar para você publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário