A primeira edição do livro de Benjamin Graham (1894-1976), “O Investidor Inteligente”, data de 1949. Até hoje permanece como referência entre os livros de Educação Financeira.
O principal pilar da estratégia de investimento de Graham é o rigor e a disciplina aplicados à análise fundamentalista dos fatos a respeito da empresa. Eles permitem ao investidor estabelecer o seu valor intrínseco.Se sua aquisição se der a um preço abaixo deste valor, ele lhe proporcionará uma margem de segurança e aumentará a probabilidade de obtenção de um retorno adequado a médio e longo prazo.
Logo no primeiro capítulo, Graham distingue “investimento” de “especulação“:
- uma operação de investimentoé aquela, após análise profunda, capaz de prometer segurança do capital investido e um retorno adequado;
- as operações que não atendem a essas condições são especulativas.
Nos capítulos 8 e 20, o leitor é apresentado a um arcabouço analítico capaz de sintetizar essa filosofia. O primeiro ensinamento é: um investidor não deve pautar seu comportamento pelas flutuações do mercado.
O Mercado sempre oscilará entre o otimismo desenfreado (euforia) e o pessimismo profundo (pânico). O investidor inteligente deve aproveitar esses movimentos acentuados para comprar ações abaixo do seu valor intrínseco e/ou vendê-las quando estiverem acima.
- A lição a ser assimilada é os preços de mercado terem pouca relação com valor fundamentado.
- O segundo ensinamento, e o mais importante, é comprar ações com uma “margem de segurança“.
A simplicidade e o brilhantismo desses ensinamentos dizem muito sobre a personalidade de Benjamin Graham e explicam o sucesso atemporal deste livro.
No entanto, a análise microeconômica da empresa e a setorial devem ser complementadas com a análise macroeconômica do contexto nacional e internacional para avaliação da tendência comportamental predominante em O Mercado a cada conjuntura. Apenas se a conjuntura brasileira apontar para a possibilidade de ganhos com a economia real, isto é, compra e venda de bens e serviços, os investidores podem utilizar os ensinamentos fundamentalistas deste clássico para nortear suas aplicações.
Precisa-se de uma estrutura intelectual coerente para tomar decisões de compra-e-venda de ações e ser capaz de não deixar as emoções corroerem esse arcabouço. Este livro prescreve com precisão e clareza o arcabouço apropriado. Você é responsável por suadisciplina emocional, ou seja, autocontrole mental para evitar a ganância excessiva com os ganhos de capital, a imprudência com a segurança e o imobilismo com a ancoragem do valor inicial do investimento.
Antes do de Benjamin Graham, “O Investidor Inteligente”, os gestores de fundos de investimentos se comportavam como uma corporação medieval, guiados principalmente por superstição, adivinhação e rituais arcaicos. O primeiro livro de Graham, Security Analysis[Análise de Valores Mobiliários], transformou esse círculo embolorado em uma profissão moderna.
O investidor inteligenteé o primeiro livro a descrever, para investidores individuais, o arcabouço emocional e as ferramentas analíticas essenciais ao sucesso financeiro. Ele continua sendo o melhor livro sobre investimentos escrito para o público em geral.
Graham desenvolveu os seguintes princípios centrais:
- Uma ação não é somente um símbolo antes em uma fita agora em um sinal eletrônico; ela representa o interesse do proprietário em um negócio real – compra e venda de bens e serviços –, cujo valor intrínseco independe do preço da ação.
- O mercado é um pêndulo sempre oscilante entre o otimismo insustentável capaz de tornar as ações muito caras e um pessimismo injustificável propício as torná-las muito baratas. O investidor inteligente é um realista: vende para os otimistas e compra dos pessimistas.
- O valor futuro de todo investimento é uma função de seu preço presente: quanto mais alto o preço pago, menor o ganho.
- Não importa quanto você é cuidadoso, o risco não eliminável é o do investidor errar; por isso Graham insiste na “margem de segurança”: nunca pagar um preço elevado demais, independentemente de quanto um investimento possa ser atraente, para você minimizar os riscos de errar.
- O segredo do seu sucesso financeiro está em você mesmo: se você se tornar um pensador crítico e não acreditar fielmente em todos os “fatos” de Wall Street e investir com confiança e paciência, poderá tirar vantagens constantes até mesmo dos piores mercados de baixa.
Ao desenvolver disciplina e coragem, você pode evitar as variações de humor de outras pessoas governarem seu destino financeiro. No fim das contas, o comportamento de seus investimentos é bem menos importante se comparado ao seu próprio comportamento.
O Investidor Inteligente publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário