Ele surgiu como uma alternativa importante para a JAC Motors no segmento de utilitários esportivos, quando a mesma já contava com um SUV médio. Hoje tem a companhia do irmão menor, o T40, que vende mais.
Entretanto, o T50 continua sendo aquela opção que vai de encontro aos clientes que querem mais espaço e porta-malas, assim como mais tecnologia embarcada, apesar de que ambos possuem o mesmo conjunto mecânico. O SUV compacto mudou por fora e por dentro, melhorando muito.
Na propulsão, o motor 1.6 DVVT trouxe mais vitalidade ao utilitário esportivo da JAC Motors, mas seu calcanhar-de-aquiles ainda é o câmbio CVT, como no anterior, que tinha motor 1.5 JetFlex. Sem manual, como exige o mercado, o SUV mostra evolução.
Custando R$ 89.990 com o chamado Pack 3, o JAC T50 CVT entra no jogo do segmento com preços a partir de R$ 85.990, atualmente já com reajuste nos valores, que partiam de R$ 83.990 no lançamento, em novembro de 2018.
Por fora…
Visualmente, o JAC T50 2019 ficou mais agradável em termos de estilo, recebendo um conjunto ótico com formas fluidas, mas ainda com a presença da grade hexagonal de design um pouco exagerado, mas que se tornou uma característica da marca chinesa.
Os faróis de neblina com lentes complexas e grande profusão de cromados ajudam a formar a cara deste SUV compacto, que ainda chama atenção pelo balanço dianteiro longo, assim como pelas colunas A que avançam bem sobre o capô, como numa minivan.
A área envidraçada é ampla na frente e lados, apesar das colunas C enormes, que reduzem a visibilidade na parte traseira. Entretanto, isso não é problema em manobras com o JAC T50 2019, você logo vai saber por quê. As lanternas parcialmente em LED são elegantes apenas.
O para-choque preto em harmonia com as linhas laterais, que se elevam, dão ao JAC T50 2019 uma individualidade importante diante da tendência dos carros chineses de se parecerem com modelos internacionais. As rodas de liga leve aro 16 bem desenhadas e as pinças de freio vermelhas reforçam a proposta de um visual levemente esportivo.
Por dentro…
O interior foi a principal e mais importante mudança do T5 para o T50. O ambiente melhorou bastante e o conjunto frontal tem um acabamento que realmente chama atenção pelos detalhes, como os difusores de ar metalizados e o revestimento soft costurado ao centro.
Os comandos do ar condicionado automático e do sistema de áudio são harmoniosos, enquanto o cluster analógico tem bom visual, mas ainda é bem escuro de dia sob a luz solar. A tela de multimídia de 8 polegadas fica elevada e em boa posição.
O volante é bem completo, mas já dá mostras de cansaço na gama da JAC e ainda mantém a coluna de direção apenas com ajuste vertical, como nos T40 e T80, por exemplo. Portas e o console ainda possuem desenho aceitável.
Com ótima altura interna e bom espaço, o JAC T50 tem bancos dianteiros bem envolventes e com acabamento em couro/tecido interessante. O bagageiro com 400 litros supre bem as necessidades de uma família com filhos já grandes.
Entretanto, o diferencial do JAC T50 2019 é o conjunto de assistência ao condutor. Já cumprindo seu papel de SUV compacto, ele acrescenta algo mais nesse caso, como o monitoramento em 360 graus, que ajuda nas manobras. Uma animação em 3D com o visual do carro até é engraçada.
O sistema permite que se visualizem através das setas de direção ou de toque na tela, os lados que se quer enxergar, tais como frente, laterais e traseira, de forma individual. Além das 4 câmeras, o JAC T50 2019 tem ainda outra frontal no para-brisa.
Esta é um auxílio importante à segurança, pois, grava e faz fotos em determinados períodos ou ao comando do motorista, que agora manipula os dados na tela da central multimídia. Tudo pode ser salvo e compartilhado pelo smartphone em app dedicado. Recurso bom em caso de sinistro, pois, freada forte ou colisão serão registrados.
No mais, o JAC T50 2019 vem com aquele conteúdo que você já conhece, que no Pack 3 é acrescido de retrovisores com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, antena barbatana, rack no teto, bancos em couro, câmera 360, espelhamento Android/iOS (que é bem ruim), piloto automático, entre outros. Ele tem ainda partida por botão, ESP, TCS, Hill Holder e 2 USBs.
Por ruas e estradas…
Se ele é bem completo, seu conjunto mecânico, no entanto, fica devendo. Isso não é em sua composição, que consiste num moderno motor 1.6 DVVT “personalizado” pelo grupo SHC com bons 138 cavalos a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm, abastecido apenas com gasolina.
Mesmo sem ser flex, este motor – que na China tem apenas 120 cavalos – tem números que entusiasmam, porém, quando se vê, na prática, ele até parece esboçar reações condizentes com os dados, mas não é isso o que acontece.
Sem ser áspero e exibir fraqueza demais em baixa, o 1.6 DVVT da JAC Motors poderia ser mais bem aproveitado com um câmbio que pudesse lhe oferecer condições de trabalho melhores. A transmissão CVT é muito longa, mesmo com a simulação de 6 marchas.
Então, em baixa rotação, o JAC T50 2019 até sai de forma experta, mas logo perde fôlego e só começa a recuperar-se acima dos 3.500 rpm. Infelizmente, uma coisa que não se muda na JAC Motors, mesmo com a SHC tendo uma equipe em Shenzhen, é a calibração do câmbio. Basta lembrar-se dos antigos J2, J3 e demais, todos com câmbios longos, mesmo manuais.
Essa é uma característica do consumidor chinês e não do brasileiro, que preferem saídas mais espertas e agilidade no dia a dia, do que preferencialmente obter economia ou conforto na forma de um câmbio longo. A comparação com outros CVTs vendidos no mercado é inevitável.
Por isso, o JAC T50 2019 demora em deslanchar e tem respostas aquém do esperado para seu motor 1.6. Rodando na cidade, o giro fica entre 2.000 e 2.500 rpm, enquanto na estrada, a 110 km/h, ele gira aos 2.800 rpm.
Apertando o pedal em retomadas e ultrapassagens, o ponteiro facilmente alcança 4.000 rpm e vai além sem muito esforço. Mesmo com mudanças na alavanca ou modo Sport, o motor não responde com tudo e começa a gritar em demasiado, buscando força em rotações elevadas.
Infelizmente, motores aspirados sofrem com isso, diferente dos propulsores turbinados, algo que o T50 pode vir a aproveitar mais adiante… Entretanto, sem um câmbio adequado, ficará difícil mesmo assim.
Em consumo, no entanto, ele melhorou com 11,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, devido mais ao motor mais forte e movido apenas por gasolina do que ao CVT, que continua o mesmo.
Outro item desse conjunto 1.6/CVT que não agrada é o Start&Stop. O dispositivo felizmente pode ser desligado, pois, quando decide funcionar, o faz por alguns segundos e depois desativa. Além disso, às vezes gera um tranco indesejado.
O piloto automático também poderia ser revisto, já que o ajuste da velocidade não é dos mais intuitivos. Tem que achar o tempo certo para mover a alavanca do mesmo, pois, senão a velocidade passa muito do escolhido.
O JAC T50 2019 se comporta bem no dia a dia. A suspensão tem um bom ajuste, embora um pouco mais para maciez. Mesmo assim, em curvas mais fechadas, a inclinação da carroceria está menos acentuada do que no T5.
A direção, porém, ainda é leve demais e exige atenção quando apenas com uma mão na direção. Poderia ser mais progressiva e firme. No caso dos freios, as pinças vermelhas são apenas decorativas e não correspondem ao que parecem indicar. O conjunto fica devendo um pouco em eficiência.
Em desempenho, o JAC T50 2019 poderia ser mais esperto com um câmbio curto e direção mais firme. Nem precisa ser flex, embora isso realmente deva acontecer cedo ou tarde. Os freios mais efetivos também ajudariam.
Por você…
O JAC T50 2019 ganhou muito na atualização e realmente a marca chinesa está no caminho certo. Só que existem algumas falhas e ausências sentidas, tais como um sistema de entretenimento realmente atual, com Google Android Auto e Apple Car Play.
Fora os detalhes mecânicos, um cluster de melhor visibilidade, teto solar elétrico (não é tão funcional, mas valoriza o produto) e direção com ajuste de profundidade, por exemplo, poderiam fazer parte do pacote. Note que não são muitos itens.
Para fazer a diferença diante da concorrência, o conjunto de 5 câmeras (frontal e 360) é o principal destaque, mas somente isso não basta para que o JAC T50 2019 tem alguma vantagem sobre os demais.
Produtos como o conterrâneo naturalizado Chery Tiggo 5x e o Volkswagen T-Cross chegam com outras novidades, em especial mecânica, apontando exatamente para o ponto fraco deste chinês.
Por conta desses e dos outros, o JAC T50 2019 precisa ir um pouco mais longe, apesar de o conjunto atual não ser de todo ruim. Vale a pena? Para quem quer uma condução mais voltada para o conforto e não liga tanto para o desempenho, este SUV da SHC supre bem as necessidades.
Medidas e números…
Ficha Técnica do JAC T50 1.6 CVT Pack 3 2019
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, 16V
Cilindrada – 1.590 cm³
Potência – 138 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque – 17,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina)
Transmissão – CVT com mudanças manuais na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,3 segundos
Velocidade máxima – 198 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.800 rpm
Consumo urbano – 11,5 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 14,6 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.345 mm
Largura – 1.765 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.640 mm
Entre eixos – 2.560 mm
Peso em ordem de marcha – 1.320 kg
Tanque – 45 litros
Porta-malas – 400 litros
Preço: R$ 89.990 (versão avaliada)
JAC T50 2019 – Galeria de fotos
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