Há 20 anos, Carlos Ghosn decidiu apostar numa quase esquecida montadora romena nascida nos tempos do regime comunista, naquele país eslavo de língua latina. A Dacia, nome mais do que importante para essa região do leste europeu, passou do anonimato para o destaque em meio ao mercado do velho continente.
Com o Logan, a Dacia iniciou uma trajetória de lucros baseado na simplificação de produto e redução de custos, que fez os carros da marca romena serem os mais baratos da Europa e, assim, conquistar consumidores de baixo poder aquisitivo, especialmente após a crise mundial de 2008.
Hoje, um Sandero tem preço médio inicial de € 8.000 na Europa Ocidental, mas já custou € 5.000 na França há pouco tempo. Ele é também um dos carros mais baratos do Reino Unido e assim por diante. A Renault não abre os balanços financeiros de seus marcas de forma individual, mas analistas de mercado calculam que a margem de lucro da Dacia é alto.
Estima-se que apenas o Duster renda 10% de lucro, uma média que na Europa é igual ao das marcas de luxo alemãs. Carlos Tavares, que era o segundo na Renault, depois de Ghosn, se referia à Dacia como “vaca do dinheiro”, indicando a alta lucratividade das operações da romena, que também tem fábricas no Magreb (norte da África).
O baixo custo fez de produtos como Sandero, Logan e Duster, modelos com boa rentabilidade, mas isso pode mudar um pouco a partir de 2020. Usando tecnologia que hoje se encontra em mercados emergentes, a Dacia não pode ir muito além sem aplicar a eletrificação para reduzir a média de emissão antes de 2021.
A pressão ambiental do Euro 7 obriga que as marcas europeias e as estrangeiras, ampliem a eletrificação de seus carros. Na Dacia, a conta já foi feita: em dois anos terão de ser gastos € 671 milhões, o que dá € 1.269 por carro.
Será um enorme desafio para a romena absorver esse custo, visto que se repassa-lo aos clientes, significará essencialmente queda nas vendas. A fórmula de sucesso da Dacia agora será colocada à prova. Se conseguir, indicará o caminho para a eletrificação em mercados emergentes também. Afinal, o baixo custo é uma característica também dessas regiões.
[Fonte: Auto News]
© Noticias Automotivas. A notícia Renault: Dacia se prepara para reduzir lucro com eletrificação é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Renault: Dacia se prepara para reduzir lucro com eletrificação publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário