Gerson Gomes me enviou um dos trabalhos de economistas brasileiros mais importante e colaborativo com o exercício da profissão (clique para download): VINTE ANOS DE ECONOMIA 2018 – julho de 2019
Abnegado, aliás, como o Informe JRA do José Roberto Afonso — este envia diariamente por e-mail links com publicações recém-lançadas –, Gerson, com a colaboração de Carlos Antônio Silva da Cruz, contribui com a interpretação estatística da economia brasileira. O leitor visualiza todos os ciclos de 1994 a 2018. Com as teorias corretas qualquer consegue fazer análises profundas com base nos gráficos, para não ficar no empirismo descritivo ou como “ascensorista” do sobe-e-desce.
Aprendemos com nossa mentora, a Professora Maria da Conceição Tavares: “nunca diga nada sobre a realidade brasileira sem comprovar com dados e informações objetivas, senão o criticarão como sendo mera ideologia o dito por você!”
Esta nova edição dos “Vinte Anos de Economia Brasileira”, a sexta desde 2014, incorpora os dados de 2018, cobrindo praticamente todo o período pós-Plano Real.
Esse período se inicia com a intensificação das políticas de corte neoliberal – privatizações e limitação do papel do Estado, abertura comercial e financeira da economia, desregulamentação das relações capital/trabalho, esvaziamento das organizações de representação dos trabalhadores e redução dos direitos sociais. Foram implantadas no País nos anos 90.
Conclui, depois de um ciclo social-desenvolvimentista de crescimento, inclusão social e consolidação democrática, com o retorno, em 2016, ao fundamentalismo de mercado, no bojo da crise político-institucional desencadeada após as eleições de 2014.
Vinte Anos de Economia Brasileira – Atualização 2018 publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário